Ultima atualização em 19 de Novembro de 2019 às 19:20

Ufopa e Prefeitura de Santarém realizam ação de limpeza da praia da Unidade Tapajós

Atividades esportivas também integraram a ação que visa retomar esse espaço como área de lazer para a comunidade.

Encerrando a programação especial de aniversário, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com a colaboração da Prefeitura Municipal de Santarém, realizou no último sábado, 9 de novembro de 2019, pela manhã, a segunda Ação de Limpeza da Praia da Unidade Tapajós, área de preservação permanente, situada no bairro do Salé, mais conhecida como “Antiga Praia da Sudam”. Também foram realizadas atividades esportivas, como vôlei de praia e canoagem, com o apoio do projeto Navegar.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/923aa4aee09720973e822771a376d07b.jpg
Após a limpeza da praia, foram realizadas atividades esportivas.

A vice-reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, explica que a ação visa sensibilizar a comunidade acadêmica e do entorno para a conservação e retomada dessa importante área de preservação ambiental, que já foi muito utilizada pelos santarenos como um espaço de lazer: “Agora, com esse cuidado que a universidade e a prefeitura estão dando, vamos tornar essa área em um espaço de convivência, um espaço público harmonioso. É um presente para a Ufopa e para o nosso município também”.

A ação de limpeza contou com a participação de servidores e alunos da Ufopa e de funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que juntos encheram três caminhões-caçambas com resíduos sólidos coletados da praia. Coordenada pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa, por meio da Coordenação de Gestão Ambiental, a atividade também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e de outros parceiros, que doaram brindes e café da manhã para os participantes.

“A ação foi um sucesso total. Nossos parceiros da Prefeitura Municipal de Santarém, Seminfra e Semap contribuíram bastante, tanto com mão de obra quanto com maquinário, caçamba e pá mecânica, para a retirada do lixo da praia. Os nossos alunos e a comunidade também compareceram e deram sua contribuição para a preservação desse espaço”, comemora o Superintendente de Infraestrutura, Vitor Viana.

Já a vice-reitora da Ufopa lembra que o processo de revitalização da praia da Ufopa começou ano passado, com a retirada de mais de 20 toneladas de lixo. “Esse ano, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém, pretendemos continuar essa ação iniciada e agora com a utilização específica desse espaço também para práticas esportivas”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/f35e568e2bfde0448ebdafd86dbfd5c1.jpg
Veículos da prefeitura retiram entulho da praia da Ufopa.

Matéria relacionada:

Fotos: Edvaldo Pereira

11/11/2019

Comunidade da Ufopa e funcionários da Prefeitura realizam a limpeza da praia da Unidade Tapajós.