Ultima atualização em 4 de Outubro de 2023 às 16:21

Ufopa ofertará 12 vagas para o Mestrado Profissional em Saúde da Família

Trata-se de um mestrado em rede com participação de mais de 40 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tendo como público-alvo profissionais vinculados à atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), ofertará 12 vagas no próximo edital do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família (Profsaúde), em nível de mestrado profissional, que será divulgado no dia 30 de outubro de 2023. As inscrições estarão abertas de 4 de dezembro de 2023 a 19 de fevereiro de 2024, e o início das aulas turma está previsto para meados de 2024. De acordo com a Fiocruz, o objetivo é fortalecer a participação de instituições formadoras de profissionais de saúde da região Norte do país.

A organização curricular do Mestrado Profissional em Saúde da Família contempla os eixos pedagógicos de Atenção, Educação e Gestão, com carga horária de 960 horas, em modalidade de educação à distância e encontros presenciais. Pela primeira vez serão contemplados, como público-alvo, assistentes sociais, profissionais de educação física, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, sanitaristas e terapeutas ocupacionais, além de profissionais da equipe mínima da Saúde da Família composta por médicos, enfermeiros e odontólogos; e todos os profissionais do Programa Mais Médicos e da equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação são instituições demandantes e financiadoras desse projeto de qualificação de profissionais de saúde atuantes no SUS.

Segundo a coordenadora institucional do Profsaúde na Ufopa, Profa. Dra. Juliana Gagno Lima, o Mestrado Profissional em Saúde da Família é fruto de uma articulação nacional com projetos multicêntricos e o grupo de pesquisa em Atenção Primária à Saúde (APS), coordenado pela Profa. Dra. Márcia Fausto (ENSP/Fiocruz), os quais compõem o grupo de docentes parceiros da Ufopa. “É fruto do interesse institucional e da mobilização do Isco em ofertar qualificação para os profissionais que atuam no SUS, incluindo nossos preceptores de estágio dos cursos de Saúde Coletiva, Farmácia, das atividades do curso do bacharelado interdisciplinar em Saúde, da Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família e do curso de Medicina, que já se encontra em processo de abertura no MEC”.

Segundo o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Prof. Dr. Waldiney Pires Moraes, essa “qualificação visa o fortalecimento da atenção primária em saúde abrangente, melhoria na organização das unidades básicas de saúde, com maior resolutividade, e enfrentamento dos determinantes sociais do processo saúde-doença, tendo como objetivo melhorar a qualidade da oferta de saúde para nossos usuários”.

A Profa. Dra. Marina Smidt Celere Meschede, vice-coordenadora institucional do programa na Ufopa, acrescenta que “a expectativa é grande e trará benefícios importantes para Santarém e toda a região Oeste do Pará, no que se refere à gestão em saúde, atenção à saúde e educação em saúde, por meio do compartilhamento de experiências, vivências e reflexões sobre a prática profissional”. Segundo a docente, uma particularidade do programa é permitir sessões temáticas com ênfases regionais, a exemplo das reflexões com profissionais atuantes em regiões ribeirinhas, quilombolas e saúde indígena.

Mais detalhes sobre linhas de pesquisa, disciplinas e criação do mestrado profissional Profsaúde estão disponíveis na página https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/sobre-programa.

Comunicação/Ufopa, com informações do Isco
04/10/2023

Notícia relacionada: Ufopa é aceita em rede para ofertar Mestrado em Saúde da Família