Ultima atualização em 10 de Junho de 2022 às 11:59

Ufopa torna facultativo uso de máscara facial

A partir de hoje, 9 de junho, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) torna facultativo o uso de máscaras faciais. Foram revogadas as instruções normativas nº. 28/2021 e nº. 29/2022, que instituíam o protocolo de acesso à instituição, atendendo à recomendação que consta na Resolução nº. 100/2022 do Conselho Superior de Administração (Consad).

Também não haverá mais a medição de temperatura corporal e não será mais exigida a apresentação do comprovante de vacina contra covid-19 nas entradas das dependências da universidade.

A decisão considera o encerramento da emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência da pandemia de covid-19, declarada em Portaria do Ministério da Saúde no mês de abril.

Retorno total de atividades presenciais – Segundo a resolução, as unidades têm cinco dias úteis, a partir de hoje, para apresentarem as versões atualizadas dos planos de retomada presencial gradual, incluindo nas escalas de trabalho presencial os servidores e estagiários que se enquadram em grupo de risco ou que residem com pessoa que se enquadre em grupo de risco.

O trabalho permanecerá de forma híbrida durante os meses de junho e julho. A partir de agosto, deverá ocorrer de forma 100% presencial, com quadro completo de servidores e estagiários.

Medidas contra covid-19 – O Comitê de Crise fará o monitoramento permanente dos casos de covid-19 na comunidade universitária. Conforme análise do comitê, a Reitoria poderá suspender as atividades presenciais de unidades, subunidades ou ainda de toda a Universidade para conter a disseminação do vírus.

Por isso, em caso de suspeita de covid-19, a pessoa deverá afastar-se imediatamente das atividades presenciais, relatar a suspeita através do e-mail saude@ufopa.edu.br e requerer testagem ao Laboratório de Biologia Molelular (Labimol). O trabalho deverá ser cumprido de modo exclusivamente remoto, caso não se ateste impedimento do seu exercício.

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) também promoverá campanhas de sensibilização sobre a vacinação contra a covid-19 e de outras medidas de segurança a serem adotadas.

Acesse AQUI a Instrução Normativa nº. 30/2022, que revoga o Protocolo de Acesso Institucional da Ufopa.

09/06/2022