Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 25 de Junho de 2021 às 06:20

Ainda tem dúvidas sobre as máscaras de proteção contra a covid-19?

24 de Junho de 2021 às 13:02

Dentre as medias de prevenção à Covid-19 está o uso de máscaras ou de respiradores. Eles formam uma barreira física contra o vírus que pode se espalhar pela boca ou nariz de uma pessoa infectada em pequenas partículas líquidas quando a pessoa tosse, espirra, canta, respira pesadamente ou fala. Essas partículas líquidas têm tamanhos diferentes, variando de gotículas respiratórias a aerossóis.

Mas ainda hoje, uma boa parcela da população ainda tem dúvidas quanto ao uso das máscaras. Talvez porque, no mercado é possível encontrar inúmeros modelos de máscaras e respiradores, seja das máscaras de pano – de uso não profissional, às profissionais como as P2, PFF2 ou N95.

Atualmente há novas variantes mais contagiosas do Sars-Cov-2 e alguns países estão recomendando o uso de duas máscaras ou o uso dos respiradores PFF2 ou N95 para aumentar o nível de proteção contra aerossóis onde o coronavírus pode pegar “carona” e infectar mais pessoas.

Mas o que a Organização Mundial da Saúde - a OMS orienta sobre as máscaras ou respiradores?

1 - Máscaras caseiras são indicadas para:

Para não profissionais de saúde, tanto em locais abertos quanto fechados. Principalmente naqueles em que a ventilação não possua renovação de ar adequada;

/media/file/site/progep/imagens/2021/4ac5bdee128ad16a9681585e020b66d0.png

Fonte: Unsplash (Gabriel; Erik Mchean)

2 - Máscaras cirúrgicas são indicadas:

·      Nos locais de assistência à saúde, onde os profissionais de saúde que atendem casos suspeitos ou confirmados de COVID-19;

·      Por pacientes internados quando o distanciamento físico de pelo menos 1 metro não puder ser mantido;

·      Pessoas com comorbidades como doença cardiovascular, diabetes, doença pulmonar crônica, câncer, doença cerebrovascular ou imunodeprimidas;

·      Pessoas que estão em espaço de convivência com outras que estão sob suspeita de COVID-19 ou tiveram a doença confirmada, independentemente dos sintomas.

/media/file/site/progep/imagens/2021/b8786081cb903049bf43047f1acba52d.png

Fonte: Unsplash (Engin Akyurt; Maxim Tolchinskiy)

3 - Respiradores N95 ou PFF2, outros equivalentes ou de proteção superior são indicados:

Aos profissionais de saúde onde ocorram procedimentos médicos geradores de aerossóis, do contrário devem utilizar os respiradores PFF2. A recomendação se deve, pois os aerossóis são partículas muito pequenas que ficam em suspensão por mais tempo.

/media/file/site/progep/imagens/2021/59945a6d61c267f91df266329a86002e.png

Fonte: Unsplash (Jonathan Castellon; Markus Winkler; Manny Becerra)

Agora você talvez esteja se perguntando, por que essa diferença na indicação das máscaras?

As recomendações diferenciadas se devem ao tipo de proteção que as máscaras ou respiradores fornecem, os públicos mais expostos, assim como os grupos mais vulneráveis do ponto de vista da saúde.

Agora vamos falar um pouco sobre a proteção que as máscaras e os respiradores fornecem:

Máscaras de pano ou não profissional possuem certo grau de proteção contra o vírus. Grau de proteção esse que dependerá do tipo de tecido, quantidade de camadas de tecido da máscara, maior número de fios na trama, assim como um melhor ajuste ao rosto. Estudos apontam proteção de 50 a 80% dependendo do tecido utilizado. Ela surgiu como possibilidade de proteção ao vírus em um momento em os respiradores PFF2 ou N95, assim como as máscaras cirúrgicas poderiam entrar em falta. Sem falar que pode ser reutilizada, depois de ser lavada. Sendo assim, mais barata que as demais.

Respiradores profissionais PFF2 ou N95 são mais eficazes em virtude de suas tramas possibilitarem a retenção de um número maior e de menores partículas. São considerados produtos para a saúde, por isso devem atender normas técnicas - da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e sanitárias – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação aos processos de fabricação e eficácia, pois devem reter, pelo menos, 95% dos aerossóis. Sem dúvida, as mais recomendadas em locais com maior número de pessoas e sem ventilação natural ou sem renovação de ar adequada.

Máscaras ou respiradores com válvulas de exalação, não são recomendados, pois não filtram o ar que expiramos. Assim, se estivermos infectados pelo vírus, as válvulas permitirão a sua saída não filtrada durante seu uso. Que é o caso de alguns respiradores PFF2 ou máscaras transparentes utilizadas pra a comunicação com pessoas com algum grau de surdez.

Outra dúvida que deve estar surgindo: por que alguns países estão recomendando o uso de duas máscaras ou de respiradores PFF2/N95?

Porque o uso de duas máscaras, nesse caso o uso de uma máscara de tecido sobre uma cirúrgica ou o uso e respiradores PFF2, é pelo fato de que aumentam o nível de proteção contra o coronavírus. A recomendação é dada em função das novas variantes serem mais contagiosas e o contágio também se dar pelos aerossóis. Como os aerossóis são muito pequenos podem escapar por máscaras que não tenham boa vedação ou que possam não reter partículas bem menores.

Mas o fato é que já sofremos o risco de desabastecimento no mercado. As máscaras cirúrgicas e os respiradores PFF2 ficaram escassos e com valores elevados, com risco de faltarem para os trabalhadores da saúde. Assim, se você puder ter acesso às máscaras e respiradores profissionais, tudo bem. Não devemos esquecer que o uso de máscaras ou respiradores, é só uma das medidas de prevenção à Covid-19. Se você puder ficar em casa ou manter o distanciamento social, manter a higiene das mãos frequentemente e fazer uso de máscaras de pano bem ajustadas já vai estar se protegendo e protegendo aos demais.

DSQV/Ufopa

24/06/2021