Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2023 às 14:31

Como prevenir lesões no tornozelo ou pé

28 de Fevereiro de 2023 às 14:27

Entorses de tornozelo, conhecidas popularmente como torção, são mais comuns entre pessoas fisicamente ativas, especialmente bailarinos e esportistas amadores, mas o público em geral não está imune.

A lesão pode resultar de uma caminhada por uma superfície irregular (especialmente ao usar saltos altos ou sapatos plataforma), pisar errado em uma calçada ou na escada, ser puxado de forma errática por um cão na coleira, ou mesmo brincar no quintal com crianças ou amigos.

As fraturas do pé podem ser causadas por quedas, torções ou pelo impacto direto de um pé contra um objeto duro. Elas causam dor considerável, que é geralmente agravada ao se exercer peso no pé.

O diagnóstico para essas lesões é feito por um médico ortopedista, o qual pode indicar exames médicos físicos, o histórico clínico do paciente e se necessário, exames complementares que auxiliem no diagnóstico mais preciso. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de radiografia, de ressonância magnética ou ultrassonografia.

Assim a atitude a ser tomada é a de procurar um serviço especializado para avaliação da gravidade da lesão.

O que você pode fazer para prevenir lesões no tornozelo ou pés?

Algumas medidas simples podem evitar que ocorram as lesões no tornozelo e pés como entorses e fraturas. São cuidados relevantes que farão muita diferença na sua caminhada e na prática de exercícios físicos:

Tenha atenção ao calçado - essa recomendação serve tanto para quem já sofreu com a lesão como para quem quer evitar. O modelo de sapato é muito importante, não só para impedir torções, mas também para prevenir outros tipos de deformidades nos pés. Sendo assim, é fundamental escolher calçados confortáveis e ortopédicos para proporcionar mais equilíbrio na pisada. Contudo, é importante lembrar às mulheres sobre os sapatos de salto alto serem mais propensos a provocar quedas e torções.

Sapatos no tamanho certo - o sapato precisa ser do tamanho certo do pé, para evitar instabilidade na pisada. Em especial para corridas, o tênis deve ser adequado ao tipo de pisada e se encaixar ao pé. Assim, não sairá do pé, evitando as chances de entorse.

Cuidado com a sua pisada - em muitos casos, como os maus hábitos na hora de caminhar, temos tendência a uma pisada sem o equilíbrio necessário. É comum colocarmos mais peso em uma parte do pé, e isso pode aumentar as chances de instabilidade. Além disso, pessoas que costumam apoiar mais na borda do pé (pisada supinada) tem mais probabilidades de sofrer entorse.

Atenção com pisos irregulares - sabemos que as ruas e calçadas são bastante problemáticas na maioria das cidades. Cheias de irregularidades como, por exemplo, buracos e desníveis, que podem fazer uma pessoa cair. Por isso, é preciso ter cuidado ao andar por esses lugares, tropeções ou tombos podem trazer consequências bastante graves, não só para os tornozelos como para o corpo todo.

Faça sempre aquecimento antes da prática esportiva - exercícios para alongar são fundamentais para melhorar a flexibilidade de diversas partes do corpo, como o quadril e as pernas. É uma maneira de deixar o corpo preparado para qualquer movimento, e nesse caso, é recomendado realizá-lo para evitar deslocamentos errados. 

Treine para melhorar o seu equilíbrio - assim como o alongamento é uma parte importante para se ter maior flexibilidade e realizar práticas esportivas com segurança, fazer exercícios para melhorar o equilíbrio é uma ótima maneira de evitar as torções. Procure por atividades com estímulos para o corpo se manter em pé e ter mais controle.

 

REFERÊNCIAS

ESTADÃO. Aprenda a evitar entorses de tornozelo. Disponível em <https://www.estadao.com.br/emais/bem-estar/aprenda-a-evitar-entorses-de-tornozelo/>. Acesso em: 02/02/2023.

NOT - Clínica de Ortopedia e Traumatologia. Entorse de tornozelo: causas, tipos e tratamento. Disponível em: <https://notortopedia.com.br/entorse-de-tornozelo-causas-tipos-e-tratamento/>. Acesso em: 02/02/2023.

CIRURGIA DE PÉ - DR. THIAGO BITTENCOURT. 4 cuidados para evitar fraturas no tornozelo. Disponível em: <https://cirurgiadepe.com.br/evitar-fratura-no-tornozelo/>. Acesso em: 02/02/2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA. Entorse de tornozelo. Disponível em: <https://sbot.org.br/entorse-de-tornozelo/>. Acesso em: 02/02/2023.

MANUAL MSD. Fraturas do pé. Disponível em: < https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/les%C3%B5es-e-envenenamentos/fraturas/fraturas-do-p%C3%A9#:~:text=As%20fraturas%20do%20p%C3%A9%20podem,para%20diagnosticar%20fraturas%20do%20p%C3%A9>. Acesso em: 02/02/2023.

DSQV/Ufopa

28/02/2023