Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 31 de Julho de 2021 às 08:21

CVSS Podcast - Episódio 1: "Dicas de ouro no teletrabalho"

31 de Julho de 2021 às 08:01

home office foi a solução encontrada por diversas empresas e órgãos para se manter em atividade durante a pandemia do novo coronavírus. A proteção dos colaboradores dos riscos de contaminação e consequente adoecimento se tornou questão de saúde pública, pois possibilitou que um número menor de pessoas estivesse circulando nas ruas.

O teletrabalho começou a surgir no Brasil por volta de 2010 e a partir de então a cada ano tem-se verificado um número maior de empresas optando por essa modalidade de trabalho. Tanto que em novembro de 2017 esta modalidade de trabalho foi inserida na CLT – o  chamado “teletrabalho” – passando a tratar do tema de modo mais específico.

No Brasil, estima-se que aproximadamente 20% dos trabalhadores puderam realizar o trabalho remotamente. Na Ufopa a maioria dos servidores encontra-se em teletrabalho. Contudo, devemos nos ater ao fato de que mesmo em casa podem ocorrer acidentes em serviço.

Precisamos reforçar informações de prevenção a acidentes e doenças ocupacionais, pois, atualmente, cerca de 45% da população tomou a 1ª dose da vacina e 18% com a 2ª dose. Ainda não sabemos em quanto tempo a pandemia irá ser controlada e mesmo após o seu controle o vírus continuará circulando. Assim, precisamos reforçar dicas de ouro no teletrabalho.

Abaixo encontra-se o link para o canal da DSQV no YouTube onde a Engenheira de Segurança do Trabalho Killina Sumaya Lima, também servidora da Universidade, fala sobre o teletrabalho.

Portaria Normativa nº 03/2010

No canal da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida – DSQV, você servidor pode ter acesso a conteúdo como, por exemplo, cuidados com a voz, Rodas de conversa para a mamães, o Projeto "Xô, Dor nas Costas!”, Educação financeira, educação para o autocuidado e o III Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho. Abaixo estão links de palestras, webnar e cartilhas fontes deste conteúdo.

Fonoaudióloga Daniely Martins - Webinar - Orientações fonoaudiológicas para discentes e docentes em atividades online e presencial

Psicólogo Maikel Serednicki – Palestra Novas rotinas, novos desafios: adaptar-se é preciso! 

DSQV/Ufopa

31/07/2021