Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 16 de Março de 2023 às 18:13

Março dedicado às mulheres

16 de Março de 2023 às 18:26

No mês de março há várias celebrações voltadas às mulheres, em função de no dia 8 ser celebrado o Dia Internacional da Mulher. As comemorações são consequência do resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves e outros atos. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos. No entanto, a mobilização política de mulheres trabalhadoras contra a desigualdade de gênero, na esfera profissional, foi importante para a definição desta data.

Entendendo a construção desta data:

Sugestão do Dia da Mulher

Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional das Mulheres em 1910. Ela era uma ativista, defensora dos direitos das mulheres no âmbito trabalhista e membro do Partido Comunista Alemão, e tinha como objetivo possibilitar que o movimento operário disponibilizasse maior atenção às mulheres trabalhadoras. A ideia foi proposta durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Haviam 100 mulheres, de 17 países e elas concordaram com a sugestão por unanimidade.

Manifestações

As primeiras manifestações ocorreram em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo o direito ao voto, o aumento salarial, a redução das jornadas e a melhoria nas condições de trabalho nas fábricas.

Incêndio em Nova York

No dia 25 de março de 1911 aconteceu um incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, nos Estados Unidos. Foi um grande acidente industrial que causou a morte de aproximadamente 130 trabalhadores, em sua grande maioria mulheres. As pessoas morreram queimadas, isso porque as portas das oficinas na fábrica de tecido eram trancadas para impedir a saída dos funcionários durante as pausas dos turnos. As condições de trabalho também eram péssimas, com cargas horárias extensivas, salários muito baixos e locais insalubres.

O evento do incêndio ficou marcado na história e foi associado ao mês de março.

“Pão e Paz”

O dia 8 de março de 1917, na Rússia, ficou marcado pelo protesto conhecido como “Pão e Paz”, que levou às ruas milhares de pessoas – muitas delas mulheres – reivindicando melhores condições de trabalho, dizendo não à fome e à guerra; a mobilização foi um marco na mudança dos rumos políticos e sociais do país naquele momento. Naquela data o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

Dia Internacional da Mulher

A data foi oficializada em 1975, quando reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nela é celebrado o engajamento na política e os avanços econômicos das mulheres na reivindicação por igualdade salarial. Simboliza também a luta das mulheres contra o machismo e a violência. O 8 de março, além de homenagear as mulheres, é um momento de reflexão a respeito de como a sociedade as trata, tanto no mercado de trabalho, dentro de casa, no convívio afetivo e social.

Que as mulheres tenham segurança para desenvolver suas atividades, seja qual for sua área de atuação, que tenham seus diretos preservados.

Adaptado de: https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Marco/a-historia-do-dia-internacional-da-mulher