Ultima atualização em 3 de Outubro de 2022 às 12:16

O que se compartilhou no II Encontro de servidores de Laboratórios

3 de Outubro de 2022 às 12:16

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2022, a Progep, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) realizou o II Encontro de Servidores de Laboratórios, cujo tema foi “Compartilhando Ideias Inovadoras”. O evento contou com significativa participação dos servidores de laboratórios, e nesse espaço de integração houve apresentação de boas práticas; ênfase quanto aos grandes desafios na vivência do trabalho laboratorial; e estímulo para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

A programação iniciou no dia 14/09/2022, a partir das 14h30, com momento de dinâmica e integração promovido pela Coordenação de Qualidade de Vida e Assistência Psicossocial (CQVP), e posteriormente, foram convidados servidores representantes dos Institutos, para compartilharem práticas laboratoriais exitosas em seus respectivos espaços de trabalho, conforme descrito a seguir:

• Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Naturais Bioativos/IBEF

Servidora: Bruna Cristiane Martins Souza

Foi destacado pela servidora, as boas práticas de gestão no laboratório, com ênfase aos documentos norteadores para assegurar a gestão, o bom uso do espaço e bens patrimoniais. O laboratório possui normas de conduta; procedimentos operacionais padrão estabelecidos (POPs); livro de frequência e ocorrências; fluxo de controle e saída de materiais. As fichas de segurança dos produtos são lidas pelos alunos, e esses dão ciência. Além disso, o laboratório faz reaproveitamento do álcool por destilação, e esse serve para limpeza.

• Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental/ISCO

Servidor: Adenilson de Sousa Barroso

Foi destacado pelo servidor, a utilização do “Programa 5 S” no laboratório, para contribuir com a organização do ambiente, por meio das seguintes premissas: senso de utilização ou descarte; senso de ordenação ou arrumação; senso de conservação ou limpeza; senso de saúde (higiene) e senso de autodisciplina, com objetivo de melhorar a qualidade de vida, diminuir os desperdícios, reduzir os custos e melhorar a produtividade.

• Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú/ICS

Servidor: Ney Rafael Gomes Monteiro

Foi destacado pelo servidor, que o Laboratório tem como boa prática, um manual de conduta para laboratório e atividade de campo.

• Laboratório de Ensino de Biologia/PCNAT/ICED

Servidor: Elissandro Fonseca dos Banhos

Foi destacado pelo servidor, as seguintes boas práticas adotadas pelo laboratório: levantamento dos reagentes; aquisição de FISPQ de todo reagente utilizado no laboratório, sendo esse material utilizado nas disciplinas realizadas no laboratório. Há ainda organização dos reagentes de forma adequada; adequação dos regulamentos dos laboratórios; elaboração de POPs; e promoção de cursos de capacitação, com as seguintes temáticas: manutenção de microscópios, e biossegurança.

• Laboratório de Fisiologia Vegetal e Crescimento de Plantas/ICTA

Servidor: Marcos Diones Ferreira Santana

Foi destacado pelo servidor, a associação micorrízica (fungo), e produção de plantas. O método tradicional, amplamente reconhecido pela comunidade científica para identificação do fungo Micorriza, envolve a utilização de hidróxido de potássio; ácido clorídrico; e azul de tripano, e como inovação implementada pelo Laboratório, esse método de identificação do fungo foi substituído pelas seguintes substâncias: Soda Cáustica, vinagre e açaí, o que permitiu redução de gastos, e principalmente, maior segurança aos pesquisadores e estudantes.

• Laboratório de Aplicações de Engenharia/IEG

Servidor: João Cassiano do Vale Barros

Foi destacado pelo servidor, o tipo de trabalho desenvolvido no laboratório. Dentre os possíveis riscos ocupacionais existentes, são mais evidentes o risco físico e de acidente, e para contornar esses maiores riscos, o servidor destacou, por exemplo, que no processo de compra de equipamentos considera os que oferecem melhores condições de segurança. Além disso, destacou que o laboratório busca reaproveitar sucatas e outros materiais resultantes de obras no campus Tapajós, para desenvolver novos materiais, inclusive para a própria Universidade, o que contribui ainda, para o ensino da engenharia aos estudantes da área, e como exemplo disso, destacou a criação de uma peça, que permitiu o conserto e utilização de um equipamento de laboratório, que até então estava danificado.

No dia 15/09/2022, a programação do Encontro teve continuidade, com destaque para a Oficina de Procedimento Operacional Padrão – POP, conduzido pela Engenheira de Segurança do trabalho – Killian Sumaya Fuziel Lima. O propósito maior da oficina foi alcançado, visto que a Coordenação de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS) apresentou um formulário padrão para a elaboração do POP, com o objetivo de estimular e orientar sobre a importância desse procedimento na Universidade; para contribuir com a organização das atividades laboratoriais, e sobretudo, com a segurança do trabalho, nesses espaços.

Em virtude do tempo não ter sido suficiente para desenvolver a metodologia proposta da Oficina, e a existência de divergências do público quanto à aplicabilidade do POP, no que se refere aos procedimentos e equipamentos, por fim, sugeriu-se que cada participante aplicasse um teste, com o formulário padrão proposto para a elaboração do POP, de acordo com algum procedimento de rotina em sua atividade de laboratório, e fosse dado retorno à CVSS, quanto à adequada aplicabilidade do Formulário do POP, conforme a finalidade proposta.

Quantitativo de participantes, no II Encontro de Servidores de Laboratório

14/09/2022: 33 participantes.

15/09/2022: 28 participantes.

Equipe de Segurança do Trabalho:

Francimara Ferreira Barreto de Lima

Killian Sumaya Fuziel Lima