Ultima atualização em 17 de Julho de 2019 às 15:31

Ufopa realiza seu Programa de Preparação para a Aposentadoria - Metamorfose

27 de Junho de 2019 às 12:12

O Metamorfose é o Programa de Preparação para Aposentadoria da Ufopa – PPA, e realizado através da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep). Ele tem como objetivo geral promover a educação para aposentadoria, e visa contemplar o servidor da Instituição, desde o ingresso, durante o exercício das atividades profissionais, na transição e ao longo da aposentadoria. O PPA está amparado pelas diretrizes publicadas na portaria n° 12/2018 do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (MPOG).

Durante a vida profissional, poucos são os que se programam para o período que vem junto com o envelhecimento, a aposentadoria. Para alguns trabalhadores, o trabalho está intimamente relacionado a sua identidade, portanto, a hora de se aposentar apresenta-se como um momento de incertezas em relação ao futuro, causando ansiedade, sofrimento e desgaste emocional, por isso, torna-se evidente a relevância desse tipo de programa.

O Programa Metamorfose tem como prioridade para inscrições, nesse momento, os servidores na faixa etária acima de 50 anos de idade, que estejam em vias de aposentadoria ou não, mas que tenham interesse pela temática. Destaca-se que o objetivo do Programa é gradativamente alcançar todos os servidores, inclusive os mais jovens, para estimular a reflexão sobre a importância e o o impacto das escolhas pessoais e profissionais ao longo da trajetória de vida, com ênfase na aposentadoria.

Os encontros do Programa propõem abordar temas relevantes para esse momento da vida do trabalhador, como: planejamento financeiro adequado para complementar a renda no futuro; o impacto da reforma da previdência na aposentadoria dos servidores, possibilidades de ocupação após deixar o trabalho, e ainda, aspectos de saúde física e mental para um envelhecimento ativo e com qualidade de vida.

A programação do Programa Metamorfose-2019, será realizada entre os dias 09/08/19 e 27/09/19, com 1(um) encontro semanal, que acontecerá às sextas-feiras, e serão emitidos certificados com carga horária de 32 horas, através da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD/Progep).

Serviço

Inscrição: presencialmente, na Coordenadoria de Qualidade de Vida e Assistência Psicossocial, sala 122-B, Unidade Amazônia ou através do telefone (93) 2101-6503, de 08 h as 12 h e 14 h as 18 h até o dia 07/08/2019.

Local do curso: Miniauditório HA1

Datas: todas sexta-feiras, no período de 09/08 a 27/09.

DSQV/Progep

Alterado em 17/07/2019