Ultima atualização em 16 de Abril de 2024 às 10:14

10 anos Proges! Confira a entrevista com Rodrigo, Engenheiro civil que atua hoje em empresa multinacional

Engenheiro civil atuando hoje em empresa multinacional, Rodrigo fala sobre a importância da Assistência Estudantil da Ufopa aos estudantes fora de sede.

1) Conte-nos um pouco sobre você, para que nossa comunidade acadêmica possa te conhecer melhor.

Rodrigo: Me chamo Rodrigo Daniel de Miranda Matos, sou egresso do curso de Engenharia civil, Campus Itaituba. Entrei na Universidade pelo Processo Seletivo Regular (PSR) em 2017.2 e concluí em 2023.1.

2) Como avalia o impacto da assistência estudantil da Ufopa em sua formação?

Rodrigo: Avalio como bastante positivo, principalmente para os estudantes fora de sede, naqueles municípios que não apresentam muitas possibilidades de acesso à educação superior, como no caso de Itaituba, onde estudei o curso de Engenharia Civil. A assistência estudantil contribuiu de uma forma muito significativa na minha vida e na de vários colegas, como o auxílio-alimentação, o auxílio moradia para estudantes que ainda moram em outros municípios mais distantes, e o auxílio-transporte, uma vez que Itaituba ainda não dispõe de transporte público coletivo à população.

Além disso, a assistência estudantil permitiu a minha participação em diversos outros campos, como eventos científicos, construção de artigos e participação dos jogos internos da Ufopa.

3) Além dos auxílios no âmbito da Proges, você também foi contemplado com outras bolsas acadêmicas durante sua formação?

Rodrigo: Sim, também pude participar do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) por meio de um projeto muito importante desenvolvido durante dois anos na UFOPA e isso possibilitou a intermediação com outros professores e estudantes para que um maior número destes tivesse também essa oportunidade de troca de conhecimentos e enriquecimento curricular para um futuro breve no mercado de trabalho.

4) Compartilhe quais suas vivências hoje após concluir sua formação acadêmica.

Rodrigo: Durante a graduação, pude acompanhar de perto a construção do prédio próprio do nosso Campus de Itaituba, e após isso, houve uma melhora significativa da nossa infraestrutura, do leque de professores, o que fez enriquecer ainda mais nosso currículo e isso contribuiu com certeza para nossa formação profissional. Conclui minha formação em 2023, e iniciei meus trabalhos em uma empresa privada em Itaituba e atualmente trabalho em uma empresa multinacional instalada no município, responsável pela execução de obras em todo país. Embora apresente apenas um ano de formado, nossa formação segue sendo elogiada e bem avaliada por estas grandes empresas. A Universidade, enquanto Campus de Itaituba, consegue suprir e atender ao que se espera no mercado de trabalho. Fico sempre à disposição para dar o retorno de como podemos aperfeiçoar nosso trabalho enquanto egresso de uma universidade pública, para podermos formar profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho.