Ultima atualização em 19 de Abril de 2024 às 13:26

Pró-Reitoria de Gestão Estudantil comemora 10 anos

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) comemora neste mês dez anos de atividades. A implantação desta Pró-Reitoria teve início em 2014 com a finalidade naquele momento de reestruturar o sistema de concessão de auxílios aos estudantes, fortalecer ações voltadas a estudantes indígenas e outros grupos minoritários, promover discussões junto à comunidade universitária e coordenar ações que viabilizasse a permanência estudantil.

Estudos e debates para a elaboração do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Federal do Oeste do Pará, demandas apresentadas pelo movimento estudantil e aprovação do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES em 2010, apontaram para a necessidade de ampliação dos programas de assistência estudantil, das ações afirmativas e da criação de uma Pró-Reitoria que tratasse exclusivamente dos assuntos relacionados à comunidade estudantil.

Diante disso, na data de 14 de abril de 2014, foi criada a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil com a missão de incentivar, apoiar, orientar e acompanhar, de forma articulada com as demais Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares, o discente, em suas múltiplas demandas no decorrer de sua trajetória Estudantil. Além disto, sua atuação também ocorre no campo das ações afirmativas nas áreas social, psicológica, pedagógica, esportiva e da saúde, em vista do bom desempenho acadêmico.

De acordo com o Pró-Reitor de Gestão Estudantil, Professor Luamim Tapajós, as ações da Proges atualmente se concentram em aprimorar e fortalecer as políticas de acompanhamento estudantil, garantir o atendimento das políticas de ações afirmativas da Ufopa; promover a integração e qualidade de vida dos discentes por meio do esporte e reduzir as assimetrias nas políticas estudantis entre os campi da Ufopa. Para o Pró-Reitor, é um privilégio poder fazer parte dos 10 anos de história da Proges: “Celebrar os 10 anos desta Pró-Reitoria estratégica é saber que a Universidade pensa e cuida do seu maior patrimônio, que são seus estudantes.”

Em alusão a este momento festivo, a unidade organizou uma programação direcionada à comunidade estudantil que contará com cardápio especial e gratuito de 15 a 19 de abril no Restaurante Universitário, uma série de entrevistas com relatos de experiências exitosas no âmbito da assistência estudantil da Ufopa e promoção de um momento relaxante com técnicas de massagem e liberação miofascial.

Acompanhe a Programação completa:

- 15/04 (segunda-feira)

Almoço e Jantar gratuito no RU/Ufopa

Entrevista com Marielle Vicente Lima, estudante do Bacharelado em Farmácia do Instituto de Saúde Coletiva.

- 16/04 (terça-feira)

Almoço e Jantar gratuito no RU/Ufopa

Entrevista com Rodrigo Daniel de Miranda Matos, egresso Campus Itaituba e Engenheiro Civil.

- 17/04 (quarta-feira)

Almoço e Jantar gratuito no RU/Ufopa

Entrevista com Jonas do Nascimento Costa, graduado no curso de Direito do Instituto Ciências da Sociedade -ICS e Advogado.

- 18/04 (quinta-feira)

Almoço e Jantar gratuito no RU/Ufopa

Entrevista com Luanna Cardoso Oliveira, graduada em Letras/Língua Portuguesa do Instituto Ciências da Educação – ICED e Professora na Formação Acadêmica Indígena da Ufopa

- 19/04 (sexta-feira)

Almoço e Jantar gratuito no RU/Ufopa

Entrevista com Felipe de Lima Bandeira, Bacharel em Ciências Econômicas do Instituto Ciências da Sociedade e Professor efetivo do curso de Gestão Ambiental - ICTA/UFOPA.

Momento Relax no RU