UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de biodiversidade e florestas

Buscar somente nesse site.

Criado em 29 de Novembro de 2023 às 14:30

IV dia de Campo da Turma da Forragem

O Projeto de extensão Projeto Turma da Forragem do Oeste do Pará em parceria com a Fazenda Experimental da UFOPA realizou o IV Dia de Campo do Projeto no dia 18 de novembro de 2023, pela manhã, na Fazenda Experimental da UFOPA. O evento foi uma realização do Projeto Turma da Forragem, Fazenda Experimental, IBEF, Curso de Zootecnia e Projeto "De onde Vem". Foram colaboradores do evento as seguintes empresas: Cristal da Serra, CCF Insumos, Agrosanta, Campo Belo, Agroterra Tratores, Fertimacro, Querência Agronegócios, Papalotla Sementes, Timac Agro, Agro Choque, Casa da Semente, Nutrisan Ração Animal e Alta.

A programação realizada contou com a presença de 140 pessoas, entre elas: estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia da UFOPA, do IFPA e da ULBRA, além de produtores rurais dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. As bolsistas de extensão Lívia Ferreira e Raquel Cunha apresentaram as palestras: Manejo da Fertilidade do Solo das Pastagens e Conservação de forragens em pequenas propriedades. Após as palestras o  público foi convidado a visitar os canteiros de plantas forrageiras estabelecidos com as principais  espécies melhoradas e híbridos utilizadas na região Oeste do Pará.

O objetivo do evento foi demonstrar a importância de formar e manejar bem os pastos, principalmente quanto a fertilidade do solo, e planejar alimentos para serem fornecidos para o gado no período seco do ano, por meio da preparação de forragens conservadas nas formas de silagem e feno, e dessa forma, transformar a pecuária em uma atividade mais sustentável do ponto de vista econômico, ecológico e ambiental.

None