Ultima atualização em 18 de Outubro de 2021 às 12:38

Aberta IX Jornada Acadêmica da Ufopa com programação durante toda a semana

Durante a semana serão apresentados mais de 500 trabalhos aprovados nos subeventos

Na manhã desta segunda-feira, 18 de outubro de 2021, começou a IX Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará. A cerimônia de abertura foi realizada de forma remota no canal YouTube da Jornada Acadêmica da Ufopa.

Da mesa virtual de abertura participaram: professora Lenise Vargas Flôres da Silva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa, representando o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, professor Hugo Diniz; professora Honorly Kátia Mestre Corrêa, diretora de Ensino e Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa em Exercício; professor Raul da Cunha Lima Neto, diretor de Extensão, pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) em Exercício e coordenador da IX Jornada Acadêmica da Ufopa; professora Lidiane Nascimento Leão, pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa; professor Luamim Sales Tapajós, diretor do Campus Itaituba, representando os diretores dos campi regionais da Ufopa; e professor Raimundo Valdomiro de Sousa, diretor do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), representando os diretores das unidades acadêmicas da Ufopa.

Neste ano, o evento contará com palestras e mesas temáticas transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Jornada Acadêmica no Youtube. Também terá apresentações de trabalhos de estudantes de graduação, nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, por meio de vídeos, podcasts, pôsteres virtuais e sessões virtuais ao vivo, de acordo com a programação específica de cada subevento.

A Jornada Acadêmica não pôde ser realizada no ano de 2020 devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Diante disso, este ano o evento faz referência às edições 2020 e 2021, englobando os seguintes subeventos em sua programação: VIII Seminário de Graduação, promovido pela Pro-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen); X Seminário de Iniciação Científica, realizado pela Pro-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e inovação tecnológica (Proppit); VI Salão de Extensão, de responsabilidade da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce); II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil, realizado pela Pro-Reitoria de Assistência Estudantil (Proges) e Seminários Temáticos promovidos pelas seguintes unidades acadêmicas: Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Instituto de Ciências da Educação (Iced), Campus Oriximiná (Cori) e Campus Óbidos (Cobi).

A palestra de abertura destacou o tema do evento Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão em tempos de atividades remotas, e foi ministrada pelo professor João Batista Bottentuit Júnior, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com formação na área de tecnologia educativa.

Na palestra, professor João Batista apresentou os desafios e as possibilidades que se apresentaram neste tempo de pandemia com o desenvolvimento das atividades remotas. Ele apresentou que houve limitações de atividades presenciais, prejudicando, principalmente, processos de pesquisa, mas que as novas tecnologias proporcionam novas formas de fazer.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/db7215f04d4820c6bd0a2dd13b6ccd7d.png

Quem perdeu a cerimônia de abertura pode acompanhar aqui:

Semana de apresentação de trabalhos

Durante toda a semana, de acordo com as programações dos subeventos, haverá apresentações de mais de 500 trabalhos, sendo: 201 no Seminário de Graduação; 224 no Seminário de Iniciação Científica; e 79 no Salão de Extensão.

Confira programações de apresentação dos trabalhos e links correspondentes:

Playlist com a programação

Para acompanhamento das atividades da IX Jornada Acadêmica, pode-se seguir a playlist no canal da Jornada no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLikaJwl8uZxLYTcwKhnFDyIFGLZXreRkq

Matérias relacionadas:

Ufopa faz campanha para arrecadar alimentos não perecíveis durante IX Jornada Acadêmica

IX Jornada Acadêmica da Ufopa: sobre o II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil

IX Jornada Acadêmica da Ufopa: sobre o VIII Seminário de Graduação

IX Jornada Acadêmica da Ufopa: sobre o VI Salão de Extensão

IX Jornada Acadêmica da Ufopa: sobre o X Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

IX Jornada Acadêmica da Ufopa: unidades acadêmicas e campi realizam Seminários Temáticos

18/10/2021

Mesa de abertura da IX Jornada Acadêmica da Ufopa 2020-2021