Ultima atualização em 13 de Setembro de 2022 às 15:01

VII Salão de Extensão da Ufopa volta à forma presencial trazendo novidades

Bolsistas Pibex e PEC devem ficar atentos às inscrições para submissão de resumos, uma vez que para este público, dependendo do edital da aquisição de bolsas, a participação é obrigatória.

O Salão de Extensão da Ufopa retoma seu modo presencial, depois de dois anos com atividades remotas. Este ano, embora a programação ocorra de forma presencial, parte das ações estará disponível para acesso por plataforma virtual.

O Salão, realizado desde 2017, é um evento institucional de extensão universitária que visa a agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa por meio da divulgação das diversas atividades extensionistas que vêm sendo realizadas pela Ufopa.

O evento integra a programação da X Jornada Acadêmica da Ufopa, que este ano será realizada de 4 a 13 de novembro. Como de praxe, haverá a apresentação dos resultados dos planos de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), além da exposição de projetos de extensão, empresas juniores, parceiros externos e programação do Cine Ufopa.

As duas grandes novidades deste ano são a gincana “O conhecimento é pai d’égua”, que reunirá estudantes da educação básica para promover a integração universidade-escola e acontecerá no dia 11 de novembro, e a I Mostra Audiovisual de Extensão da Ufopa, que exibirá vídeos sobre os projetos de extensão da universidade, definida para 10 de novembro.

Abertura – A palestra de abertura do VII Salão de Extensão será proferida pela Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira, presidenta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX). Decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Olgamir Amancia Ferreira é doutora e mestre em Educação pela UnB.

Divulgar à comunidade interna e externa da Ufopa os resultados das atividades de extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos em educação da universidade; incentivar o debate e a troca de saberes e experiências entre a comunidade acadêmica e a externa; ampliar a interação da educação básica com a universidade por meio de ações de extensão, além de avaliar os resultados das atividades de extensão apoiadas pela Procce, estão entre os objetivos do evento.

Inscrições – É importante ficar atento a que, ao se inscrever na X Jornada Acadêmica da Ufopa, o participante não estará automaticamente inscrito no VII Salão de Extensão, devendo realizar a sua inscrição neste e nos demais subeventos de interesse. As inscrições serão realizadas no SIGEventos da Ufopa, no endereço eletrônico http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022, de acordo com o cronograma estabelecido neste documento.

Submissão de resumos – A submissão de resumo para apresentação de trabalho no VII Salão de Extensão da Ufopa é obrigatória para os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) Ufopa, com planos de trabalho selecionados por meio do edital Procce nº 003/2022; Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) referente ao edital Procce nº 002/2021; e Programa de Extensão na Comunidade (PEC). Aos voluntários vinculados aos respetivos editais, a submissão do resumo é facultativa.

Nesta edição, além dos resultados dos planos de trabalho apoiados pelos referidos editais de extensão, todos os outros trabalhos resultantes de programas e projetos de extensão devem ser submetidos e apresentados no VII Salão de Extensão. Deverão ser submetidos ao VII Salão de Extensão somente resumos simples.

Também é importante lembrar aos interessados em submeter resumos para a Jornada Acadêmica, que o período para submissão vai até 25 deste mês. A inscrição no Seminário de Graduação será de 12 a 31 de outubro de 2022. Ambas as etapas devem ser cumpridas pelos discentes na plataforma do SIG-Eventos da Ufopa. Já a apresentação dos trabalhos, em forma de pôster, será nos dias 7 e 8 de novembro.

Poderão ser submetidos resumos para as diferentes áreas do conhecimento. Os proponentes devem enviar ao SIGEventos o arquivo do resumo em formato PDF com, no máximo, 2 MB. O modelo de resumo será o mesmo para todos os eventos que compõem a Jornada Acadêmica, disponível para download por meio do link: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/documentos/view .

Contato para dúvidas: de.proen@ufopa.edu.br e coord.ensino@ufopa.edu.br

Acompanhe AQUI, mais informações relacionadas ao VII Salão de Extensão.

Informações relacionadas:

13/09/2022