Você está aqui: Página Inicial Acadêmico Graduação Cursos IEG Bacharelado em Geologia

Bacharelado em Geologia

O bacharel em Geologia estará habilitado a trabalhar em levantamentos geológicos básicos, planejamento territorial, geologia de engenharia, mineração, petróleo, água subterrânea e ambiental.

Informações Gerais do Curso

Denominação do curso: Bacharelado em Geologia

Título conferido: Bacharel em Geologia

Coordenadora: Fernanda Souza Nascimento

Carga horária total: 4.060 horas

Número de vagas: 25 vagas por ano

Modalidade: Presencial

Regime de matrícula: Semestral

Duração do curso: Mínimo 10  semestres e máximo 15 semestres

Objetivos do Curso

Geral

O objetivo do curso Bacharelado em Geologia é formar pessoal qualificado e versátil nas diversas atividades que competem à atuação do profissional Geólogo, legalmente licenciado, a exercer ampla variedade de trabalhos técnicos e científicos, e preparado para suprir as necessidades, da região e da nação, no campo da Geologia e áreas afins.

Específicos

  • Fornecer a base sólida e necessária para desenvolver o raciocínio geológico crítico na compreensão das relações entre os processos geológicos e as transformações provocadas por ação humana sobre o planeta e seus produtos.
  • Desenvolver as habilidades básicas de observação que se necessitam para exercer a função de Geólogo: usar medições para descrever feições e fenômenos, usar mapas topográficos e geológicos, identificar minerais, rochas, fósseis, estruturas e recursos comuns em amostra de mão e em exposição de campo.
  • Capacitar o graduando na realização de testes e coleta de dados para se analisar materiais geológicos, feições e processos de forma qualitativa e quantitativa, com uso de ferramentas e instrumentação, como bússola, GPS, aplicativos computacionais, Desktop.
  • Enfatizar a aplicação das habilidades de pensamento crítico e raciocínio matemático, indutivo e dedutivo, para interpretar e resolver os problemas geológicos utilizando o método científico: na história e ambiente de formação de rochas, correlação estratigráfica, formulação e avaliação de hipóteses, descrição ou previsão do comportamento dos fenômenos geológicos.
  • Capacitar o graduando na aplicação dos fundamentos da matemática, química, física e biologia envolvidos nos processos da formação e evolução do planeta, ao longo do curso e da carreira profissional na Geologia e áreas afins das Geociências.
  • Habilitar o graduando a sintetizar os princípios aprendidos na sala de aula, no laboratório e durante os estudos de campo para identificar características geológicas, interpretar a História Geológica e resolver problemas geológicos.
  • Desenvolver no graduando a capacidade de adquirir, demonstrar e comunicar os dados científicos, ideias e interpretações, através de meio escrito, oral, visual e digital, na produção dos relatórios escritos, aplicando a ética de citar variedade de fontes acadêmicas em seus relatórios e apresentações.
  • Fornecer ampla educação necessária para compreender o impacto da atuação do geólogo na solução de problemas em Geociências no contexto socioeconômico e ambiental.
  • Formar profissional consciente da responsabilidade ética, com capacidade se comunicar de forma eficaz e atuar em equipes multidisciplinares.
  • Oferecer ao graduando oportunidades de participar de programas de iniciação científica, monitoria, tutoria, mobilidade acadêmica e em eventos científicos.
  • Oferecer base sólida de conhecimentos para permitir o engajamento numa carreira produtiva nas Geociências e numa educação continuada na carreira acadêmica.