Você está aqui: Página Inicial Institucional Unidades Acadêmicas

Estrutura Acadêmica da UFOPA

De acordo com o projeto pedagógico institucional, a UFOPA organiza-se em cinco institutos temáticos e um Centro de Formação Interdisciplinar - CFI destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico. Organizados em programas, os institutos – Ciências da Educação, Ciências da Sociedade, Ciências e Tecnologia das Águas, Biodiversidade e Florestas, e Engenharia e Geociências – são responsáveis pela oferta de 34 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação latostricto sensu.

Desde o processo seletivo de 2010, a UFOPA adota o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como único referencial para o preenchimento de 1.150 vagas anuais. A classificação dos candidatos é feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do ENEM. Além disso, a instituição oferta mais 50 vagas destinadas exclusivamente a candidatos indígenas, por meio de processo seletivo diferenciado.

Os dois processos seletivos habilitam para admissão à UFOPA no seu semestre inicial, intitulado Formação Interdisciplinar I, ministrado pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), nos turnos matutino, vespertino e noturno, com 400 vagas cada. Nesse primeiro semestre, comum e obrigatório a todos os alunos ingressantes na universidade, são ministrados seis módulos de ensino: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND);Origem e Evolução do Conhecimento (OEC)Lógica, Linguagem e Comunicação (LLC)Estudos Integrativos da Amazônia (EIA)Seminários Integradores (SINT); e Interação na Base Real (IBR).

A UFOPA adota o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) discente como princípio geral de progresso para o preenchimento das vagas disponíveis nos níveis subsequentes ao semestre inicial. Instrumento dinâmico que expressa quantitativamente, por meio de valor numérico, o desempenho do aluno em cada período de estudos, o IDA é o critério de classificação na seleção do percurso acadêmico do aluno para os institutos, programas e cursos específicos de graduação ofertados pela Instituição.

No segundo semestre letivo, denominado Formação Interdisciplinar II, os alunos aprovados no CFI ingressam em um dos cinco institutos temáticos da UFOPA, onde recebem formação interdisciplinar específica para cada instituto. A classificação do aluno para o instituto de sua preferência dependerá do IDA do discente, composto, nesta primeira etapa, pela somatória das médias dos módulos de ensino do CFI e da Avaliação Final de Formação 1 (AFF1), avaliação objetiva, realizada por todos os alunos ao final da Formação Interdisciplinar 1.

Ciclos – A estrutura acadêmica da UFOPA é composta por diferentes ciclos de formação. Correspondente à Formação Graduada Geral, o Primeiro Ciclo conta com nove Bacharelados Interdisciplinares (BI) de curta duração (três anos em média), que habilitam a um primeiro diploma universitário. Esse Ciclo compreende ainda a Formação Interdisciplinar II, voltada à formação comum de cada instituto, além de mais quatro semestres de estudos para conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares de cada Instituto.

Referente à Formação Graduada Específica, o Segundo Ciclo habilita a um segundo diploma universitário e compreende cursos de graduações específicas – sete licenciaturas integradas e interdisciplinares e 18 bacharelados específicos -, com número variável de horas e de semestres, também oferecidos pelos institutos.

Terceiro Ciclo corresponde à Formação Pós-Graduada strictolato sensu, que compreende cursos de Especialização, Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado, em função do projeto pedagógico de cada instituto.

Cursos – Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) oferta, no primeiro ciclo de formação, os bacharelados interdisciplinares em AgroecologiaBiotecnologia; e, no segundo ciclo, os bacharelados específicos em AgronomiaZootecniaEngenharia FlorestalFarmácia.

Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) conta com os Bacharelados Interdisciplinares em Ciências da TerraCiência e TecnologiaTecnologia da Informação, no primeiro ciclo; e os Bacharelados Específicos em GeologiaGeofísicaEngenharia FísicaCiências da Computação, no segundo.

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) também oferta três Bacharelados Interdisciplinares – Ciências BiológicasCiência e Tecnologia das ÁguasGestão Ambiental – no primeiro ciclo; e cinco Bacharelados Específicos, no segundo ciclo: Biologia AquáticaBiologia VegetalEngenharia de PescaEngenharia de AquiculturaEngenharia Sanitária e Ambiental.

Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) conta com os Bacharelados Específicos em AntropologiaArqueologiaDireitoCiências EconômicasPlanejamento e Desenvolvimento Regional, além do Bacharelado Interdisciplinar em Etnodesenvolvimento, ofertado no primeiro ciclo de formação pelos programas do ICS.

Já o Instituto de Ciências da Educação (ICED) congrega as licenciaturas integradas em Biologia e QuímicaMatemática e FísicaPortuguês e InglêsHistória e Geografia, além das Licenciaturas Interdisciplinares em CiênciasInformática EducacionalPedagogia e Psicopedagogia.