Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Abril Ufopa recebe visita de superintendente da Sudam para apresentar projetos

Ufopa recebe visita de superintendente da Sudam para apresentar projetos

Comitiva da Ufopa recepciona representantes da Sudam. Foto: Renata Dantas.

Na última sexta-feira, 7 de abril, a Administração Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia da Silva, que veio a Santarém conhecer as instalações da Universidade e alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição.

Pela manhã, Paulo Roberto visitou a Base Científica de Curuá-Una e a Fazenda Experimental da Ufopa, ambas utilizadas para realização de pesquisas, especialmente de mestrado e doutorado. Acompanhado do coordenador geral de Elaboração e Avaliação de Planos de Desenvolvimento da Sudam, Flávio Blanco, o superintendente conheceu na fazenda da Ufopa o projeto denominado Núcleo Tecnológico de Hortifruticultura, coordenado pela professora Patrícia Chaves de Oliveira e desenvolvido com recursos do Ministério da Integração Nacional.

Durante a tarde, os representantes da Sudam estiveram reunidos com a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e diretores das unidades acadêmicas da Universidade, que puderam apresentar os estudos desenvolvidos em cada instituto. A reitora destacou que o encontro teve como objetivo principal mostrar o potencial da Universidade para impulsionar o desenvolvimento regional através da produção de conhecimento, da inovação tecnológica e das pesquisas. “Eles puderam ver o que a Ufopa já desenvolve nas suas diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A partir daqui, vamos avaliar e eleger alguns projetos nossos que possam ser apoiados pela Sudam, não só apoiados com recursos próprios, mas também tendo a Superintendência como uma interlocutora, reforçando nossos projetos junto a outras instituições governamentais”, enfatizou a reitora.

Os representantes da Sudam demonstraram grande interesse por projetos alinhados com a missão da Superintendência, estudos que gerem emprego e renda, que venham a contribuir com novos tributos para a região e promover o desenvolvimento socioeconômico. “Nesse sentido, temos as cadeias de produtos florestais, de produtos fitoterápicos e cosméticos, a produção agrícola em terra de várzea. Todos são projetos em potencial, que a Sudam avaliará, considerando que a Ufopa pode ser uma importante parceria para o desenvolvimento regional”, ressaltou Raimunda Monteiro.

De acordo com o superintendente da Sudam, as discussões com as universidades federais devem ocorrer também em outros estados da região amazônica. “O que queremos é articular para que essa parceria se torne projetos concretos e que possamos ajudar a Ufopa a desenvolver a região Oeste do Pará”, destacou Paulo Roberto.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

10/4/2017