Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Junho Aberto Fórum e Workshop Farmacêutico em Santarém

Aberto Fórum e Workshop Farmacêutico em Santarém

O I Fórum e Workshop Farmacêutico do Oeste do Pará foi aberto oficialmente ontem, 13, no Ministério Público do Estado do Pará, com a presença do prefeito municipal, Nélio Aguiar, e do secretário Estadual de Saúde, Vitor Mateus. Além deles, estiveram presentes na abertura do evento o vice-reitor da Ufopa, Prof. Dr Anselmo Colares; a promotora Lilian Regina Furtado Braga (Ministério Público do estado do Pará – MP/PA); o diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Ufopa, Waldiney Pires Moraes; o Prof. Dr. Wilson Sabino, coordenador do Fórum e representante da Ufopa; o farmacêutico Deick Rodrigues Quaresma, representante do Conselho Regional de Farmácia do Pará Farmacêutico; o farmacêutico Arimar Chagas de Almeida, representante do Iespes; a farmacêutica Adjanny Estela Santos de Souza, representante da Fit-Unama; e o padre Guilhermo, representante da Pastoral Social/Cáritas no Município de Santarém. Em seguida, o farmacêutico André Lacerda Ulysses de Carvalho, representante da Organização Pan-americana de Saúde, proferiu a palestra de abertura, com o tema “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da assistência".

Um dos objetivos do evento é, em parceria com Ministério Público, elaborar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, conforme explica o Prof. Wilson Sabino, pois os médicos que atendem no serviço público devem prescrever medicamentos de acordo com a Denominação Comum Brasileira, indicando o princípio ativo do medicamento, em sintonia com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A listagem nacional pode sofrer variações de acordo com a região, mas, segundo Sabino, até o momento os municípios do Oeste do Pará não têm uma relação própria.

O vice-reitor Anselmo Colares, que esteve presente à cerimônia de abertura, representando a reitora Raimunda Monteiro, agradeceu a parceria com o Ministério Público em um evento sobre uma questão muito séria: o uso de medicamentos. “Se já é algo relevante de um modo geral, que dirá em nosso contexto amazônico, considerando que nós amazônidas temos conhecimentos milenares no uso de produtos para a manutenção da nossa saúde, o que de uns tempos para cá deixou de ser valorizado”, disse.

Carta final

O evento continua nesta quarta-feira, 14, com palestras e o debate/aprovação da Carta ou Relatório Final do Primeiro Fórum sobre o Uso Racional de Medicamentos do Oeste do Pará, com a presença de Ione Missae da Silva Nakamura (promotora de Justiça Agrária de Santarém); Ronan Liberal Junior (vereador representante do Poder Legislativo de Santarém); farmacêutico Daniel Costa (Conselho Regional do Estado do Pará); Prof. Dr. Wilson Sabino (coordenador do Fórum); representante da Secretaria da Saúde/Vigilância Sanitária; representante da Secretaria do Meio Ambiente; Gracivane Moura (representante do Conselho Municipal de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Santarém); e farmacêutico Matheus Malveira Vaz, mediador representante do Conselho Regional de Farmácia do Pará.

O I Fórum e Workshop Farmacêutico do Oeste do Pará é uma realização da Ufopa, Unama/Faculdade da Amazônia e Iespes, com o apoio do Ministério Público do Estado do Pará e do Conselho Regional de Farmácia do Pará.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

14/6/2017