Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio Nota de Pesar: DICA FRAZÃO

Nota de Pesar: DICA FRAZÃO

A Universidade Federal do Oeste do Pará manifesta profundo pesar pela irreparável perda de Raimunda Rodrigues Frazão, falecida na tarde desta sexta-feira, 19 de maio de 2017, aos 96 anos de idade. Dica Frazão, como ficou conhecida internacionalmente, era artesã, estilista e modista e possuía as mais raras peças produzidas com fibras e outros produtos naturais em seu próprio museu. Mesmo limitada a uma cadeira de rodas, recebia visitantes e continuava produzindo seus mais admiráveis produtos.

Ela transformava palha da malva, do buriti, do patchuli e principalmente uma entrecasca de árvore da Amazônia em tecido. Tudo com toque mágico. Entre as suas belas artes, Dica guardava uma réplica de uma toalha adquirida pelo papa João Paulo II  feita com  palha de buriti, uma toalha para Juscelino Kubitschek e uma réplica de vestido feito com fibra de malva para a rainha Fabíola, da Bélgica.

Dica Frazão nasceu em 29 de setembro de 1920 em Capanema, no Pará, e vivia em Santarém desde os 22 anos. Carregava em seu curriculum o pioneirismo da arte de criação e confecção de artesanato com material retirado da floresta amazônica.

A Ufopa manifesta condolências a familiares e amigos, neste momento de profunda dor.

Raimunda Nonata Monteiro

Reitora

Anselmo Colares

Vice-Reitor

Santarém, PA, 19/5/2017.