Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Março Palestra aborda a formação do português brasileiro

Palestra aborda a formação do português brasileiro

A palestra “Viajando pela História Social e Linguística do Português Brasileiro”, que será proferida pelo professor Dr. Dante Lucchesi (UFBA/UFF), vai abordar o fenômeno constitutivo das línguas, especialmente o português brasileiro. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 16 de março, no auditório da Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e marcará o início do período letivo do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e também o encerramento da disciplina Língua Portuguesa VI da turma de Letras 2013. Além da palestra estão previstas comunicações de pesquisas e reuniões técnicas. O seminário ocorrerá no período de 16 a 18 de março.

Uma iniciativa dos alunos do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), dos integrantes do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa), este último coordenado pela Profa. Ediene Pena Ferreira, e dos alunos da Turma de Letras 2013, o evento marca o encerramento da disciplina Língua Portuguesa VI, cuja ementa discute a sociolinguística e a variação linguística.

Sobre o palestrante: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista produtividade do CNPq, coordena o projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia (http://www.vertentes.ufba.br), que se dedica ao estudo da realidade sociolinguística do Brasil e de sua formação sócio-histórica, considerando particularmente o contato entre línguas e o combate ao preconceito.

É autor do livro "Língua e Sociedade Partidas: a polarização sociolinguística do Brasil", premiado na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas do Prêmio Jabuti, em 2016. O Jabuti é o mais importante prêmio literário do país.

Data: 16 de março de 2017 (quinta-feira)

• Local: Unidade Tapajós
  • Hora: 18h30 (Abertura do evento)
  • 19h: Palestra