Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Março Reitora da Ufopa dá posse a 16 novos professores

Reitora da Ufopa dá posse a 16 novos professores

Prof. Ana Carla Gomes recebe termo de posse. Foto: Lenne Santos.

Acompanhada de pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas, a reitora Raimunda Nonata Monteiro deu posse nesta quinta-feira, 16 de março, a 16 novos professores aprovados em concurso público. A cerimônia organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) teve como objetivo proporcionar o “acolhimento” e a “integração” dos novos servidores com o ambiente institucional.

Este ambiente foi impactado pela chegada da Ufopa, uma média universidade que para nós é uma grande universidade. Saibam que vocês vão encontrar uma universidade ainda germinando seu ambiente institucional. Do ponto de vista da infraestrutura vocês enfrentarão alguns problemas e esse ambiente institucional em formação nos impõe desafios”, enfatizou a reitora, ao solicitar aos docentes “auxílio” na busca da qualidade dos processos de ensino, pesquisa e extensão.

Representando os novos empossados, o Prof. Dr. Lucas Vaz Peres fez o juramento dos servidores públicos federais. Oriunda da cidade de Ribeirão Preto (SP), a farmacêutica Gabriela Bianchi dos Santos discursou em nome dos colegas. Em breves palavras resumiu o sentimento coletivo: “Estar aqui foi uma escolha. Não estamos na Ufopa por falta de escolha”, afirmou a professora, vinculada ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

Durante a solenidade, os novos professores ficaram sabendo, por exemplo, que a Ufopa está organizada em seis institutos e mais um Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). No período da tarde conheceram as instalações das três unidades descentralizadas da Universidade: Rondon, Tapajós e Amazônia.

Aperfeiçoamento – O diretor de Pesquisa, Prof. Dr. Humberto Minervino, informou aos novos docentes as “oportunidades de aperfeiçoamento” oferecidas pela universidade. “Para aqueles que ainda não cumpriram o doutoramento, a Ufopa oferece 20h de pesquisa, basta apresentar o projeto aprovado de doutorado”. O Prof. Minervino lembrou o Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade Natureza e Desenvolvimento (PPG/SND) da Ufopa, aprovado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) em 2012.

Homologação – Na sexta-feira, 17, foi divulgado no Diário Oficial da União o resultado final do concurso para professores dos campi da Ufopa localizados nos municípios de Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Óbidos e Juruti. Ainda não há data prevista para essas novas nomeações.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

20/3/2017