Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Ufopa sedia II Seminário de Gênero, Sexualidade e Cidadania do Oeste do Pará

Ufopa sedia II Seminário de Gênero, Sexualidade e Cidadania do Oeste do Pará

O II Seminário de Gênero, Sexualidade e Cidadania do Oeste do Pará ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2017 na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém. Promovido pelo Coletivo + Diversidade, em parceria com a Ufopa, o evento discutirá o tema “A importância dos movimentos de militância para a representatividade social e feminismo negro”.

Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o seminário será realizado das 14h30 às 22h, com a participação de representantes de movimentos de militância, além de pesquisadores e profissionais que são referência no movimento feminista e na luta contra a homofobia, como as professoras Zélia Amador de Deus, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Lívia Arrelias, do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), representantes do movimento feminista negro no Brasil; e o presidente da Comissão da Diversidade e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Pará, Diogo Monteiro; entre outros convidados palestrantes.

O seminário contará ainda com exposições artísticas e culturais e minicursos sobre os temas: Segurança nas Cidades e Combate à Violência de Gênero; Fortalecimento da Resolução nº 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia; e Desafios das Identidades LGBT no Direito Comparado. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), do Ministério Público Federal e demais colaboradores.

Programação – A abertura oficial do evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 16, às 18 horas, no auditório da Unidade Tapajós, com a palestra “História e Identidade do Movimento Feminista Negro no Brasil", a ser ministrada pela professora Zélia Amador de Deus (UFPA). Em seguida, haverá palestras sobre o reconhecimento de militância das mulheres negras no movimento feminista e sobre o processo transexualizador, uma trajetória de respeito às identidades de gênero.

Confira aqui a programação completa do evento.

No valor de R$ 10,00, as inscrições estão sendo realizadas no site www.even3.com.br/GSC e nos pontos itinerantes divulgados no Facebook “Coletivo + Diversidade”. As inscrições também serão realizadas no dia evento até se esgotarem as vagas. Mais informações pelo e-mail coletivomaisdiversidade@gmail.com ou pelo telefone (93) 99152-5151.

10/11/2017