Ultima atualização em 28 de Outubro de 2026 às 18:34
O décimo primeiro aniversário da Ufopa ficou marcado pelos limites impostos pela pandemia de covid-19, que limitaram as celebrações a eventos virtuais e um presencial, em Itaituba, com a inauguração da nova sede do campus da Ufopa naquele município. Apesar dos desafios vividos por toda a sociedade, a comunidade acadêmica da Ufopa comemorou aquele momento com esperança. “A Universidade é um sonho e o maior patrimônio da nossa região e se mostrou muito presente no enfrentamento desta pandemia, unindo-se a outras instituições”, disse então o reitor Hugo Alex Diniz, que destacou ações como o fornecimento de alimentação pelo Restaurante Universitário; a fabricação de equipamentos de proteção; a realização de testes no Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol), atendendo a todos os municípios da região; e os serviços levados pela equipe do navio-hospital-escola Abaré às comunidades ribeirinhas.
A campanha de aniversário da Ufopa destacou pontos fundamentais da universidade, como os saberes que são produzidos em benefício de toda a sociedade, assim como o fazer, o realizar, considerando as ações desenvolvidas a partir do saber. Destacou-se também a força da comunidade acadêmica, que, em meio a tantos desafios, mostrou-se forte para continuar a missão da Ufopa durante a pandemia, reafirmando a referência da universidade como instituição que está sempre a serviço da população.
A programação de aniversário teve muitas atividades e atrações, quase todas elas on-line. O único evento presencial ocorreu no dia 5 de novembro de 2020, em Itaituba, quando foi inaugurado o prédio da sede do campus da Ufopa naquele município. A cerimônia, que teve número reduzido de convidados por causa da pandemia de covid-19 e seguiu rigorosas regras de biossegurança, foi transmitida ao vivo pela Internet e marcou também as comemorações de aniversário de 11 anos da Ufopa. Eventos ocorridos na sede da Ufopa e em outros campi fora da sede também marcaram esta comemoração diferenciada.
Apesar das fortes restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, a Ufopa não parou. A universidade implementou medidas que permitiram, dentro do possível, a continuação das atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão de forma remota, pela Internet, além de muitos eventos virtuais e atividades de campo. Desse período, destacam-se: a Carta da Amazônia 2020, lançada num encontro de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação; debate sobre mercúrio e saúde indígena; barco Abaré faz mais de 800 atendimentos na última viagem de 2020; pesquisadores da Ufopa descobrem três novas espécies de peixes na Amazônia e Cerrado; aluno de Arqueologia da Ufopa vence Prêmio Luiz de Castro de Faria; pesquisadores da Ufopa descobrem nova espécie e novo gênero de alga microscópica; pesquisa desenvolvida em laboratório da Ufopa é destaque da Capes.
Nem a Corrida da Ufopa, evento tradicional dos aniversários da universidade desde 2018, deixou de ser realizada, tendo sido adotada uma proposta muito original: os participantes deveriam escolher um percurso e enviar comprovação de que cumpriram a prova, recebendo depois suas medalhas.
Notícias relacionadas:
Programação de aniversário da Ufopa começa na segunda-feira (29/10/2020)
Participantes da III Corrida da Ufopa recebem medalhas em drive-thru (18/12/2020)
Foi ainda sob o impacto da pandemia de covid-19 e das medidas sanitárias que a Ufopa celebrou seus 12 anos de criação, em 5 de novembro de 2021, e uma programação especial foi preparada para marcar a data. Durante todo o dia, das 8h às 16h, houve vacinação contra a covid-19 na Unidade Tapajós, Campus Santarém, e, no final da tarde, houve uma pequena cerimônia para o tradicional corte do bolo, a qual foi transmitida pela Internet com a participação presencial de alguns poucos representantes da comunidade acadêmica.
A vacinação foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, sob a organização da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep) da Ufopa.
“Hoje é uma festa diferente, uma festa menor. Nós tínhamos pensado em fazer uma festa um pouco maior, mas, infelizmente, temos uma variante do coronavírus que está se tornando dominante em nossa região e tivemos que recuar”, disse o reitor Hugo Alex Diniz durante o evento, destacando que, mesmo em uma festa mais contida, a celebração é cheia de carinho. O reitor falou dos significativos avanços da Ufopa em infraestrutura, nos últimos anos, e acrescentou que a universidade trabalha para avançar nos recursos humanos, principalmente nos campi, ampliando sua atuação nos municípios da região. Diniz concluiu seu pronunciamento apontando o papel estratégico da Ufopa na região: “Olhando de maneira macro essa missão, nós compomos uma rede na Amazônia que tem capacidade para propor solução para a Amazônia. Nossa universidade tem alcançado um espaço de protagonismo no cenário regional e nacional, e até internacional”.
A cerimônia foi transmitida pelo Cerimonial da Ufopa.
Dentre os eventos da época na Ufopa, podemos destacar: presença de representantes da Ufopa na VII Conferência Santarena de Educação; pesquisa da Ufopa em propriedades farmacocinéticas de peptídeos; encontros sobre formação docente e educação; dez anos do curso de História; oferta de curso de extensão sobre linguagem cinematográfica; encontro de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da região Norte; criação de empresa júnior do curso de Engenharia de Minas de Juruti; Ufopa é homenageada em Santarém por ocasião do Dia do Biomédico; Restaurante Universitário da Ufopa forneceu mais de 53 mil refeições em 2021.
As festividades dos 12 anos da Ufopa foram encerradas por competições esportivas: o I Desafio de Natação, dia 5 de dezembro; a IV Corrida da Ufopa, no dia 8; e o I Desafio Ciclístico, no dia 11, também comemorativo dos oito anos de criação da Fazenda Experimental da Ufopa.
Cabe registrar que em 2021 houve eleição para a sucessão de Hugo Diniz na Reitoria da Ufopa. A consulta à comunidade acadêmica ocorreu dia 26 de novembro. Votaram docentes, técnicos e discentes da Ufopa, escolhendo entre três chapas: Chapa 1, "Evolução: Ação Ufopa", Jarsen Luís Castro Guimarães (reitor) e Flávia Garcez da Silva (vice-reitora); Chapa 2, "Novos Sonhos", Aldenize Ruela Xavier (reitora) e Solange Helena Ximenes Rocha (vice-reitora); Chapa 3, "Ufopa para Todos", Edilan de Sant’Ana Quaresma (reitor) e Carla Ramos (vice-reitora). A chapa 2 foi a mais votada.
O Colégio Eleitoral confirmou a eleição de Aldenize Ruela Xavier em 13 de dezembro; ela foi nomeada reitora da Ufopa em 20 de abril de 2022, tomando posse em 4 de maio seguinte.
Notícias relacionadas:
Vacinação contra Covid-19 e circuito esportivo marcam aniversário de 12 anos da Ufopa (29/10/2021)
Circuito Esportivo da Ufopa: Inscrições para corrida seguem até 1.º de dezembro (04/11/2021)
Corte do bolo reuniu representantes da comunidade acadêmica no aniversário da Ufopa (08/11/2021)
Setenta atletas participam do I Desafio de Natação da Ufopa na praia do Maracanã (05/12/2021)
Competição de ciclismo encerra I Circuito Esportivo da Ufopa (13/12/2021)
Colégio Eleitoral elege Profa. Dra. Aldenize Xavier com 94,64% dos votos (13/12/2021)
A comemoração dos 13 anos da Ufopa iniciou-se dia 4 de novembro de 2022, reunindo a comunidade acadêmica para o já tradicional corte do bolo, de forma simultânea em Santarém e nos campi, com participação de servidores e discentes. Na cerimônia, a reitora Aldenize Xavier reforçou a importância da Ufopa no desenvolvimento da região Oeste do Pará e a necessidade de expandi-la para outros municípios. “Temos vinte municípios de abrangência e, hoje, estamos em sete. Mas precisamos estar em muitos mais para atender às pessoas que não têm condições de sair de suas cidades para vir estudar em Santarém. Precisamos nos desafiar e entender que a universidade é multicampi, mas não porque está em Monte Alegre ou Juruti. É multicampi porque tem a missão de formar pessoas e desenvolver a região Oeste do Pará. Cada um de nós trabalha por uma universidade multicampi”, disse em seu pronunciamento.
No mesmo dia foi inaugurado o prédio do Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTL), na Unidade Tapajós, em Santarém, para abrigar 34 laboratórios do Ibef, Iced, ICTA, IEG e Isco. O NTL integra o projeto do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós. Foi também aberta a exposição permanente “Sebastião Tapajós por Vanessa Barros”, no saguão do 3.º andar do BMT 2, e iniciados os Jogos Intercampus da Ufopa, com mais de 600 atletas discentes da instituição.
Alguns eventos de destaque ocorridos à época do aniversário de 13 anos da Ufopa: a X Jornada Acadêmica da Ufopa, que reuniu mais de 300 alunos dos campi; cientistas da Ufopa escavam sambaquis no Pará; docente da Ufopa participa de artigo em revista internacional sobre Grande Sistema de Recifes da Amazônia; mais de 800 alunos no V Salão de Orientação Profissional; docentes da Ufopa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa; Expo GeoMinas na Unidade Tapajós; XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil no Campus Santarém; debate em Monte Alegre sobre políticas de ações afirmativas e de assistência estudantil; seminário sobre questões agrárias e fundiárias.
Em 5 de dezembro de 2021 a comunidade acadêmica da Ufopa votou para eleger os diretores e vice-diretores dos institutos sediados no campus-sede, em Santarém. As chapas eleitas foram homologadas pelo Conselho Universitário em 7 de dezembro, e os eleitos tomaram posse em 6 de janeiro de 2023.

Notícias relacionadas:
Ufopa 13 Anos: Programação do mês de aniversário começa no dia 4 de novembro (03/11/2022)
Ufopa celebra 13 anos com programação em Santarém e campi regionais (04/11/2022)
Seiscentos atletas do Oeste do Pará participam dos Jogos Intercampus da Ufopa (07/11/2022)
Abertura da X Jornada Acadêmica reúne alunos da sede e dos campi regionais (08/11/2022)
Em 2023 a Ufopa comemorou seus 14 anos já em ritmo de contagem regressiva para o aniversário de 15 anos, a completar-se em 2024. A celebração iniciou-se já no dia 27 de outubro de 2023, com a inauguração de seis laboratórios do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), todos instalados no Núcleo Tecnológico de Laboratórios (NTL) da Unidade Tapajós/Campus Santarém. A inauguração dos laboratórios do NTL foi parte de uma ampla programação comemorativa com atividades culturais, acadêmicas e esportivas em todos os campi da Ufopa.
No dia 10 de novembro ocorreu na sede da Ufopa, em Santarém, a já tradicional cerimônia de aniversário, presidida pela reitora Aldenize Xavier e com a presença de autoridades e representantes locais, estaduais e federais. Foram entregues à comunidade ufopiana dois veículos novos (um ônibus e uma van), além de uma estátua em homenagem ao músico Sebastião Tapajós (1943-2021), doutor "Honoris Causa" pela Ufopa. A comunidade acadêmica compareceu em grande número e encheu o espaço Madeirão, onde se cantou o hino "Tributo à Ufopa".
Outros eventos no âmbito do 14.º aniversário da Ufopa: inauguração do Laboratório de Biogeoquímica do Solo (Unidade Tapajós), ligado ao projeto Maniva Tapajós; lançamento do projeto-piloto do Centro de Línguas, com oferta de cursos de inglês e francês; realização do XV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco), de 7 a 11 de novembro de 2023, no Campus Santarém; primeira Feira Afro-Empreendedora da Ufopa; e participação da Ufopa na Festa Literária de Santarém.
Cabe registrar ainda que a Ufopa conquistou, no dia 25 de outubro de 2023, a quarta colocação no "I Concurso Boas Práticas – Professora Regina Vinhaes Gracindo", realizado pelo Ministério da Educação (MEC). A universidade foi representada pela equipe da Diretoria de Planejamento Orçamentário (Diplan), que apresentou o projeto "Boas Práticas em Bases de Dados para Acompanhamento Orçamentário".
As comemorações se encerraram oficialmente em 8 de dezembro de 2023, com a V Corrida da Ufopa, que teve 500 corredores inscritos. Os atletas fizeram um percurso de cinco quilômetros, com largada e chegada na Unidade Tapajós, em Santarém.
Notícias relacionadas:
“Um momento histórico”: Ufopa inaugura seis laboratórios (27/10/2023)
Ufopa conquista 4º Lugar no Concurso Boas Práticas do MEC (27/10/2023)
V Corrida da Ufopa tem público recorde de 500 participantes (08/12/2023)
Em 2024, a Ufopa completou 15 anos de criação, e a Gestão Superior da universidade preparou uma programação de aniversário que ressaltava a força dos saberes amazônicos, conhecimento, inovação e desenvolvimento na Amazônia a partir das realizações ocorridas nesse período. A Assessoria de Comunicação lançou a identidade visual alusiva aos 15 anos da instituição, que representava, "através das águas e elementos da flora da região, a conexão da Ufopa com a biodiversidade amazônica e o compromisso da instituição com o desenvolvimento da sociedade do Oeste do Pará", refletindo a Ufopa como instituição que “impulsiona a produção e socialização de conhecimentos, traz oportunidades, reúne a diversidade e deixa um legado valioso e inestimável por onde passa; a Ufopa é o reflexo da força do povo da Amazônia”, afirmaram os idealizadores da campanha.
A programação comemorativa iniciou-se já no mês de setembro, com uma série de entregas também nos meses seguintes: obras de infraestrutura para facilitar a acessibilidade na unidade Tapajó, em Santarém; construção do BMT III; criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, como o de Medicina; ampliação da oferta de cursos nos campi regionais e criação do campus da Ufopa em Rurópolis; implementação da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da Ufopa; Almoxarifado da Ufopa deixa prédio alugado, entre outras ações.
A festa dos 15 anos da Ufopa, com os parabéns e o corte do bolo, ocorreu dia 11, em Santarém e nos campi. Houve homenagem a servidores técnicos, docentes e alunos. Para a reitora Aldenize Xavier, os 15 anos da Ufopa refletem a importância da instituição para a educação superior no Oeste do Pará: "Celebrar os 15 anos da Ufopa é mais do que marcar uma data, é reconhecer o trabalho de todos os que, ao longo desses anos, contribuíram para transformar a Ufopa em um polo de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Como uma universidade multicampi, nossa presença em diversas regiões do Oeste do Pará é fundamental para ampliar o acesso à educação superior, levando oportunidades a diferentes comunidades e contribuindo diretamente para o desenvolvimento local. Nosso compromisso com a educação pública, inclusiva e de qualidade segue cada vez mais forte, impactando a vida de milhares de estudantes e fortalecendo a região. Este aniversário é uma oportunidade de renovar nosso compromisso com a sociedade e projetar os próximos anos com ainda mais inovação e responsabilidade social".
Outras ocorrências dignas de destaque por ocasião dos 15 anos: Ufopa é a universidade mais sustentável do Norte do Brasil no GreenMetric 2024; curso de Informática Educacional recebe nota máxima do MEC; Simpósio Acadêmico com palestrante internacional prepara Ufopa para a COP30; docentes da Ufopa participam do dossiê "Amazônia contra o Antropoceno"; inauguração da Afroteca Curumim na Ufopa; Ufopa leva Festival de Cultura a comunidade quilombola; inauguração de prédio próprio e início de curso de Agronomia em Monte Alegre; professora da Ufopa é eleita para cargo na Unesco.
Como já ocorre desde 2018, as festividades se encerraram com a Corrida da Ufopa, que teve sua sexta edição realizada em janeiro de 2025.
Notícias relacionadas:
Ufopa 15 anos: Programação ressalta saberes e desenvolvimento na Amazônia (30/10/2024)
Ufopa comemora 15 anos na formação acadêmica gratuita e de qualidade na Amazônia (05/11/2024)
Corte do bolo de 15 anos da Ufopa é marcado por homenagens (12/11/2024)
Ufopa 15 anos: Alepa realiza Sessão Especial em Santarém (02/12/2024)
VI Corrida da Ufopa será no dia 12 de janeiro de 2025 (08/01/2025)
Pesquisa e texto: Júlio César Pedrosa
Imagens: Acervo Comunicação/Ufopa
Publicado em: 28/10/2026