Você está aqui: Página Inicial Institucional Órgãos Suplementares Comunicação

Coordenação de Comunicação

Órgão suplementar ligado à Reitoria, a Coordenação de Comunicação da UFOPA tem como missão coordenar o processo de criação, implantação e execução da política de comunicação institucional, bem como desenvolver estratégias de divulgação das ações institucionais para os públicos interno e externo da instituição. Órgão de assessoria de imprensa, a Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação, interna e externa, das diversas atividades e ações institucionais realizadas pela UFOPA, principalmente no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão.

Com o objetivo de estabelecer um fluxo permanente de comunicação e de diálogo com os diversos públicos da universidade, a Coordenação de Comunicação realiza, diariamente, várias atividades, tais como: elaboração de conteúdo jornalístico (matérias, notas e sugestões de pauta) para a divulgação das ações da Universidade; atendimento da imprensa (sugestão de fontes, agendamento e acompanhamento de entrevistas); atualização e gerenciamento do conteúdo jornalístico do sítio da UFOPA e de mídias sociais digitais, como o Facebook e o Twitter; ações de comunicação interna, por meio da divulgação de notícias pelo Sistema SIG-UFOPA; alimentação de conteúdo da TV Capes por meio de produção de notícias para o canal Acontece no Câmpus; produção do Jornal da UFOPA e do Boletim de Notícias da UFOPA, além da divulgação do Boletim de Atos Administrativos; entre outras.

Competências e Atribuições

• Implantar, coordenar e executar a política de comunicação institucional da UFOPA, baseada nos princípios norteadores da comunicação pública e em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOPA;
  • Atender às demandas de informação e de entrevistas dos veículos de comunicação local, regional e nacional (assessoria de imprensa);
  • Promover a integração entre a Universidade e a comunidade, através dos meios de comunicação internos e externos;
  • Promover a divulgação das atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão, por meio da produção jornalística e de assessoria de imprensa;
  • Produzir conteúdo e gerenciar os veículos oficiais de comunicação institucional (jornal, boletim eletrônico, sítio, mídias sociais etc.);
  • Realizar a cobertura jornalística de eventos institucionais e atividades acadêmicas, proporcionando visibilidade às diversas áreas de atuação institucional;
  • Assessorar campanhas de comunicação institucional em parceria com os demais setores da instituição;
  • Facilitar o acesso às informações de interesse institucional por meio dos veículos oficiais de comunicação institucional.

Não são atribuições da Coordenação de Comunicação

• Revisão de documentos oficiais da Universidade;
  • Organização e apresentação de eventos;
  • Reserva de espaços e equipamentos (datashow, microfones, câmeras, caixas de som etc.);
  • Elaboração de convites para eventos;
  • Serviço de filmagem e fotografia;
  • Distribuição de cartazes, fôlderes etc.;
  • Diagramação de livros, publicações e anais de eventos.

Coordenadora de Comunicação

Albanira Coelho