Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Março PPGRNA abre seleção para bolsas do programa de pós-doutorado da Capes

PPGRNA abre seleção para bolsas do programa de pós-doutorado da Capes

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Ufopa publicou nesta quarta, 5 de abril de 2017, edital para selecionar candidatos à bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes). Estão sendo ofertadas duas bolsas, no valor mensal de R$ 4.100,00 cada, sem taxa de bancada. As inscrições estão abertas e seguem até as 23h59 do dia 28 de abril, devendo ser encaminhadas via email para o endereço eletrônico pgrna.ufopa@gmail.com.

O objetivo da seleção é promover a realização de estudos de alto nível no âmbito do PPGRNA, promovendo a integração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros nos projetos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos dentro das três linhas de pesquisa do Programa: "Bioprospecção e manejo de recursos naturais da Amazônia"; "Genética e conservação de biodiversidade"; e "Processos de interação biosfera-atmosfera".

As bolsas terão duração máxima de 12 ou 60 meses, dependendo da modalidade em que o candidato concorrer. São três as categorias de inscrição previstas no edital: brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; docente ou pesquisador no Brasil com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

Para concorrer às bolsas, o candidato deve preencher alguns requisitos: possuir o título de doutor há no máximo oito anos; disponibilizar currículo atualizado na plataforma Lattes; não ser aposentado ou estar em situação equiparada; estar apto a iniciar as atividades do projeto tão logo seja aprovada sua candidatura pela Capes; não ter vínculo empregatício; não acumular bolsas concedidas por agências de fomento nacional; e dedicar-se integralmente às atividades do PNPD.

A seleção será feita com base na análise do currículo do candidato e do seu projeto de pesquisa, observando-se o perfil e trajetória do candidato e a qualidade científica da proposta apresentada, bem como a adequação a uma das linhas de pesquisa do PPGRNA. O resultado final do processo seletivo deverá ser divulgado até o dia 22 de maio deste ano.

Confira:

Mais informações na página de editais do PPGRNA: http://www.ufopa.edu.br/editais/ppgrna/editais-2017.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

6/4/2017