Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Março Seminário sobre saúde do trabalhador discutirá a síndrome de Burnout

Seminário sobre saúde do trabalhador discutirá a síndrome de Burnout

Seminário sobre saúde do trabalhador discutirá a síndrome de Burnout

Foto: Reprodução

"Saúde Mental: da Síndrome de Burnout à depressão” é o tema do "Seminário de Saúde do Trabalhador: Conhecendo a Síndrome de Burnout", que ocorrerá na próxima quarta-feira, 15 de março de 2017, às 8h30, no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém. Promovido pelos alunos da turma de 2015 do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva, no âmbito dos Seminários Integradores (SINT), o evento pretende discutir sobre os sintomas, tratamento e prevenção da síndrome de Burnout, destacando o quanto a doença afeta a qualidade de vida do profissional e das pessoas em volta.

Traduzida como “queima após desgaste”, a síndrome de Burnout refere-se ao sofrimento do profissional em seu ambiente de trabalho, associado à perda de motivação e insatisfação decorrentes dessa exaustão. Destinado aos servidores técnico-administrativos da Ufopa e demais interessados sobre o assunto, o seminário contará com mesa-redonda com a participação do psicólogo Felipe Soares Silva e da fisioterapeuta Francisca Lidiane Ximenes da Silva Aguiar, ambos servidores da Ufopa.

A síndrome de Burnout é considerada um problema de saúde pública, principalmente quando traz incapacidade ao trabalhador quando este tem sobrecarga de trabalho e tem que lidar constantemente com muitas pessoas. Muitas das vezes, a síndrome se desenvolve com o passar dos anos e dificilmente é percebida nas fases iniciais, por isso deve-se sempre estar atento quando o trabalhador se queixar de irritabilidade, tensão muscular, insônia, fadiga, enfraquecimento da autoestima, tristeza, porque esses são alguns dos sintomas da síndrome”, destaca a discente Viviane Vinente, da organização do evento.

Gratuitas, as inscrições serão realizadas no dia do evento, a partir das 8 horas, com certificação para os inscritos. Após o evento, será servido coffee-break a todos os participantes. A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e da Coordenação de Comunicação. Mais informações pelo telefone (93) 99147-1229.

Perfil dos palestrantes:

  • Francisca Lidiane Ximenes da Silva Aguiar

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade do Estado do Pará, pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade Sul-Americana. É mestre em Saúde pelo Programa de Mestrado em Saúde na Amazônia.

  • Felipe Soares Silva

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Esperança. Sua monografia de conclusão do curso teve como título "As relações de trabalho e suas consequências na saúde mental dos servidores públicos". É especialista em Neuropsicologia e tem experiência na docência nas seguintes disciplinas: Administração Pública; Psicologia e Ética, Saúde e Trabalho; Psicologia do Trabalho; Competências em Relações Interpessoais.

Serviço: Seminário sobre Saúde do Trabalhador: Conhecendo a Síndrome de Burnout

  • Data: 15 de março de 2017
  • Horário: 8h30
  • Local: Auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém
  • Realização: Acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva

 

Comunicação/Ufopa, com informações da organização do evento

10/3/2017