Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Consun empossa novos conselheiros

Consun empossa novos conselheiros

Fotos: Lenne Santos

Em reunião extraordinária ocorrida nesta segunda-feira, 6 de novembro, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), presidido pela reitora Raimunda Monteiro, empossou os novos integrantes do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Superior de Administração (Consad). Os novos conselheiros têm mandato de 2 anos, com possibilidade de releição.

Com mandato à frente do Consun/Ufopa até março de 2018, a reitora Raimunda Monteiro reconhece o grande trabalho e os desafios que os conselheiros têm pela frente, entre eles o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “É um ciclo diferenciado em relação aos anteriores, é um ciclo de novos e grandes desafios que exigirão mudanças, adequações revisões, e este conselho terá a responsabilidade de conduzir esse processo”.

A conselheira Crislaine Castro de Sousa é Tapuia, da comunidade do Lago Grande, tem 29 anos, cursa o primeiro semestre de Ciência da Computação, aprovada pelas cotas para alunos indígenas. Foi eleita para o Consepe e espera representar e defender os direitos dos povos indígenas dentro da universidade. “É um grande desafio, e como sou nova dentro da universidade e também no Conselho, espero adquirir novos conhecimentos e experiência.

Maike Joel Vieira da Silva foi reeleito para o Consepe: “Temos muito trabalho pela frente, neste momento em que a universidade dá um passo mais significativo para sua consolidação, implantando cursos regulares nos campi das cidades vizinhas. Isso vai exigir muito mais de nós conselheiros".

Eleito para o Consad, Alan Chaves (DRA) está consciente de suas responsabilidades: “Quando um servidor se dispõe a candidatar-se ao Consun, ele precisa estar ciente da responsabilidade que assume. No meu caso, o grande desafio vai ser deliberar sobre as matérias de cunho administrativo, financeiro, patrimonial e principalmente orçamentário. Minha expectativa é trabalhar para que o Consun otimize ainda mais os recursos orçamentários da Ufopa”.

O professor Antônio de Oliveira Aquino (Iced) foi eleito para uma das vagas de representante da classe docente: “Temos uma perspectiva de fazer a nossa universidade avançar. Como no Consun deliberamos as diretrizes que fazem com que a universidade caminhe numa determinada direção, temos agora uma oportunidade de consolidar o processo de criação da universidade. Como membro da categoria docente, quero contribuir fortemente com isso”.

Conselho Universitário (Consun) é o órgão máximo de consulta e deliberação da Ufopa e sua última instância para recursos. É constituído pelo reitor, como presidente, pelo vice-reitor, pelos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), pelos membros do Conselho Superior de Administração (Consad) e por um representante do Conselho Comunitário (Consecom) .

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o órgão de consulta, supervisão e deliberação em matéria acadêmica da Ufopa. É constituído pelo reitor, como presidente, pelo vice-reitor, pelo pró-reitor de Ensino de Graduação (Proen), pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), pelo pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), pelo pró-reitor de Gestão Estudantil (Proges), pelos diretores das unidades acadêmicas e pelos representantes das categorias docente, técnico-administrativa e discente, estes últimos escolhidos por meio de eleições diretas realizadas pelo Consun.

O Conselho Superior de Administração (Consad) é o órgão de consulta, supervisão e deliberação em matéria administrativa, patrimonial, orçamentária e financeira da Ufopa. É constituído pelo reitor, como presidente, pelo vice-reitor, pelo pró-reitor de Administração (Proad), pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), pelos diretores das unidades acadêmicas, pelo superintendente de Infraestrutura (Sinfra) e pelos representantes das categorias docente, técnico-administrativa e discente, estes últimos escolhidos por meio de eleições diretas realizadas pelo Consun.

Confira aqui a relação dos novos conselheiros eleitos.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

7/11/2017